Coleta seletiva de lixo doméstico

O lixo gerado nas grandes cidades é um dos maiores problemas ambientais a serem resolvidos com urgência e para que qualquer solução seja efetiva é preciso a participação ativa de cada cidadão contribuindo para a coleta seletiva de lixo em sua casa e cobrando das autoridades locais o recolhimento e a destinação do mesmo, tanto do lixo reciclado quanto dos os resíduos orgânicos. Por isso, ensinarei aqui um sistema simples e eficaz de separação de lixo, muito mais efetivo e adaptado à nossa realidade do que o já conhecido sistema de coleta seletiva por cores. Lembrando que tudo depende da realidade de cada cidade, mas enxergo esse sistema como o mais eficaz, realmente viável e com maior abrangência socioambiental.
O sistema de separação do lixo por cores que foi tão divulgado no início da década de 90 originou-se de uma realidade bem diferente da brasileira, de países onde as pessoas têm obrigação de selecionar seu lixo sob o risco de multas e penas legais caso não o façam, para se ter idéia em alguns países da Europa já existe inclusive a seleção do vidro por cores, uma realidade muito distante e diferente da nossa. Portanto, é necessário aplicarmos aqui um sistema mais simples e viável, estimulando a participação de todos com possibilidades de desenvolvimento e inclusão social por meio da coleta e venda de recicláveis.

Para isso precisamos de apenas dois recipientes em nossas casas: O recipiente de lixo orgânico e o de lixo reciclável. Assim simplificamos a coleta seletiva de lixo doméstico no seguinte processo:
Lixo orgânico: Como o próprio nome já diz, origina-se de fontes orgânicas (o lixo misto dos banheiros, folhas e galhos da calçada, restos de alimentos, etc) parte desse lixo segue na via pluvial de esgoto e DEVE ser tratado antes de chegar aos nossos rios (se bem que não é o que acontece hoje em dia), outra parte fica nas lixeiras de nossas casas podendo receber destinos diferentes, mas a forma mais comum de descarte nas cidades brasileiras é o aterro sanitário. Não existe ainda uma destinação correta e divulgada do lixo misto originário do uso de absorventes, fraldas, lâminas de barbear e outros descartáveis higiênicos, uma das opções seria a destinação para as centrais de tratamento de lixo hospitalar, mas tudo em hipóteses. Por isso ficamos por aqui, separe o lixo orgânico do lixo reciclável e pronto, quem tiver interesse pode também aproveitar os restos de comida, galhos e folhas para fazer um adubo orgânico, mas antes, por favor, busque informação para não fazer uma fedentina em sua casa.


Lixo de recicláveis: Essa parte do lixo corresponde em aproveitar todo material que pode voltar ao ciclo de consumo, tanto como a própria matéria-prima (como no caso do vidro, papel e metal) ou gerando algum outro produto ou material (como os tecidos feitos de garrafas PET, materiais originários de embalagens do tipo “longa vida”, etc.). Tudo que vai para o recipiente de recicláveis deve ser limpo para que não atraia a presença de baratas, formigas ou ratos. Limpe rapidamente e gaste pouca água para isso, uma dica é aproveitar a água que cai na pia enquanto você lava a louça, depois seque o material e faça o descarte no recipiente de recicláveis.
Os recicláveis coletados seguirão para os centros de triagem e seleção de lixo, que será devidamente separado por pessoas contratadas para isso. Nesse ponto temos a coleta seletiva de lixo como um gerador de emprego e renda para um grupo considerável de pessoas e em diversas etapas do processo, em sua maioria pertencente às camadas menos favorecidas da sociedade. Esse é o equilíbrio entre aspectos ambientais, sociais e financeiros que promove o verdadeiro desenvolvimento sustentável.
Pronto. Se você chegou até aqui com sua leitura está pronto para aplicar a coleta seletiva de lixo em sua casa da forma como expliquei e como faço em minha casa. Lembre-se de verificar quais os sistemas de coleta de lixo disponíveis em sua cidade, assim como as cooperativas de catadores e outras entidades envolvidas no assunto que poderão ajudar nesse processo. Como uma andorinha só não faz verão uma única casa ao longo de uma rua também não gera lixo reciclável suficiente para que um caminhão faça a coleta constante, então converse com seus vizinhos, organizem-se e programem o dia mais adequado para a coleta.
Espero ter ajudado a quem procura por esse tipo de informação. Conto com a cooperação de todos que quiserem complementar o assunto nos comentários e em breve tratarei de outros assuntos relacionados à reciclagem, 3R,s, Ecobags, etc.